Faça isso com os cômodos ou itens que já organizou, mesmo que ainda tenha cômodos a serem organizados.
Caso contrário, a bagunça estará instalada antes mesmo que termine de arrumar o restante.
Resumindo: o que está arrumado dever ser conservado arrumado.
A manutenção da organização pode ser mais difícil do que a organização em si, pois refere-se a mudança de hábitos.
Precisa estar ciente dos benefícios que uma casa limpa e organizada proporciona, e estar disposto a mantê-la assim.
É um compromisso que irá assumir com você mesmo.
Disciplina!!
Veja então, abaixo algumas dicas para manter a casa limpa e organizada:
- AGRUPE OBJETOS por função ou categoria: artigos de costura, remédios, livros, contas, papéis, etc.
- TENHA UM LUGAR PARA CADA COISA: e coloque cada coisa no seu lugar. O que não tem lugar para ser guardado, acaba "viajando" pela casa e causando a desordem.
- DOE, RECLICLE, VENDA OU JOGUE FORA: tudo o que não usar mais. A energia da casa precisa sempre ser renovada. Além disso, quanto menos coisa tiver, mais fácil será de mantê-las em ordem.
- CONSERVE APENAS OBJETOS DE ESTIMAÇÃO: lembranças de família, fotos e tudo que for importante para você, deverá ser guardado de forma adequada para que se conserve.
- ADEQUE A CASA ÀS SUAS NECESSIDADES: deixe os objetos nos cômodos em que são usados. Os itens mais usados devem ser bem acessíveis para facilitar a arrumação. Deixe os espaços mais difíceis para os itens usados eventualmente.
- CRIE ROTINAS: deixe por exemplo um dia da semana para fazer a manutenção da papelada, roupas, materiais, etc. Livre-se que ficou desatualizado, conserte o que quebrou.
- FACILITE A LIMPEZA: ao escolher os lugares para guardar os objetos, verifique se estão protegidos da poeira e gordura, ou seja, guarde-os em lugares que facilitarão sua limpeza.
- MANTENHA A ORDEM: é muito mais fácil manter a ordem do que arrumar toda a bagunça. Não deixe que a bagunça se instale. Coloque casa coisa em seu lugar quando terminar de usá-la.
- CADA PESSOA É RESPONSÁVEL POR SUAS COISAS: cada membro da casa, deverá encontrar a melhor maneira de organizar seus pertences. Assim além de não se sobrecarregar, cada um deverá saber o que deseja manter ou descartar, mesmo que não seja de seu acordo, evitando frustrações futuras.
- DEIXE UM ESPAÇO PARA A BAGUNÇA: deixe um maleiro, ou um lugar no armário, para guardar as coisas que não tem lugar definido e que ainda está na dúvida, se deverá manter ou descartar. De vez em quando faça uma revisão nesse canto e descarte as coisas que não precisa mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quero ouvir você: faça seu comentário e dê suas sugestões. Obrigada.